Jateamento com gelo seco para fundição e forjaria
- JetCO2 
- 10 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2022
Uma questão importante para as indústrias de fundição e forjaria é o tempo de perda de produção devido à necessidade de limpeza dos equipamentos. Os métodos de limpeza convencionais exigem o resfriamento dos moldes, desmontagem e transporte, que resultam em horas de parada de produção.
Após a limpeza, as empresas precisam lidar com todo o transtorno relacionado aos métodos convencionais e posterior remontagem. Além disso, tais métodos não são totalmente eficazes e muitas vezes resultam em danos à peça e riscos de acidentes aos operadores.
O jateamento com gelo seco proporciona uma significativa melhoria nos tempos de limpeza (até 60%), bem como a redução dos danos aos equipamentos. O método é não condutivo, isento de umidade e não gera resíduos secundários. Com isso, pode ser aplicado no local sem necessidade de resfriamento ou desmontagens das peças, para uma limpeza segura e fácil.
APLICAÇÕES
- Moldes permanentes de alumínio 
- Revestimentos refratários 
- Core boxes e suspiros 
- Die Cast Tooling 
- Shell Core Molds 
- Fundidos e forjados semi-sólidos 
- Remoção de resinas e desmoldantes 
- Equipamentos e instalações em geral 
- Transportadores 
- Limpeza de peças em geral 
BENEFÍCIOS PRINCIPAIS
- Redução de perda de produção 
- Sem a desmontagem de moldes 
- Limpa melhor, quente e no local 
- Reduz custos de descarte de resíduos 
- Incremento dos tempos de produção 
- Não abrasivo, sem danos às peças 
- Responsabilidade ambiental 
Cold Jet x Métodos convencionais

* Após o contato, estes materiais tradicionais de jateamento tornam-se contaminados, quando utilizados na limpeza de substancias e objetos perigosos. Estes materiais então passam a ser classificados como lixo tóxico e requerem disposição especial e segura, o que não ocorre com o Gelo seco, podendo o mesmo ser aplicado até mesmo na descontaminação radiológica (materiais contaminados por radioatividade)




Comentários