top of page

ALIMENTÍCIA

Aplicações e

Principais Benefícios 

O jateamento com gelo seco na indústria alimentícia é amplamente aplicado na limpeza de fatiadores e cortadores, motores e componentes elétricos, alimentadores radiais (como balanças Ishida), mesas de embalagens, rotuladoras e seladoras, fornos, transportadores, misturadores, embaladoras, paletizadoras, engradados e moldes alimentícios. Entre os principais benefícios dessa tecnologia estão a redução do tempo de limpeza, a ausência de geração de resíduos secundários, a diminuição dos custos com água e sanitização, a possibilidade de limpeza a quente e diretamente na linha de produção, além de ser um processo não abrasivo, que não danifica os equipamentos. Também há redução do tempo de parada na produção. O método é aprovado para uso em grau alimentício tanto pela Anvisa (Brasil) quanto pelo FDA (EUA), sendo utilizado com eficácia por empresas auditadas conforme as normas da AIB. Além disso, trata-se de uma solução ambientalmente responsável.

Equipamentos de processamento e embalagem acumulam sujeira com graxa, cera, proteínas, temperos, migalhas, cola e outros, evitando seu funcionamento com eficiência máxima e causando problemas sanitários. Infelizmente, os métodos tradicionais de limpeza manuais são demorados, ineficazes e comumente envolvem quantidades significativas de água e seus resíduos resultantes do processo.

 

O jateamento com gelo seco propicia um processo de limpeza superior e pode reduzir o tempo do mesmo em cerca de 80%, eliminando a geração de resíduos secundários e resultando em uma redução significativa nos custos globais de limpeza e operação.

Para processadores de alimentos, o jateamento com gelo seco é eficaz como método efetivo de descontaminação por Salmonela, E. coli, Listeria, entre outros contaminantes. 

bottom of page