top of page
  • Foto do escritorJetCO2

Estudo de Caso: KS Aluminium-Tecchnologie GmbH

Instalação de um Peletizador Cold Jet P325 para produção de gelo seco “on site” na indústria de fundição


EMPRESA

KS Aluminium-Technologie GmbH


APLICAÇÃO

Produção de gelo seco


VANTAGENS

Rendimiento da produção


SISTEMA COLD JET

Peletizador Cold Jet P325


O Caso

KSPG AG é a empresa matriz da Rheinmettall Automotive. Como fornecedor internacional de primeiro nível do setor automotivo, a KSPG ostenta uma posição de liderança nos segmentos de componentes de alimentação de ar, controle de emissão e bombas, assim como no desenvolvimento, fabricação e fornecimento ao mercado de pistões, blocos de motor mancais. Seus produtos se desenvolveram em colaboração com os mais destacados fabricantes do sector automotivo.


Em linha com seu planejamento estratégico, a empresa se divide eM: Hardparts (inclui KS Aluminium-Technologie GmbH), Mechatronics e Motor Service.


A engenharia e fundição de cárteres cilíndricos em alumínio se converteram e uma capacidade crítica da KS Aluminium Technologie GmbH, amplamente requerida em sua participação como colaborador direto no desenvolvimento da industria automobilística.


Atualmente, a empresa se encontra entre os produtores mais destacados neste tipo de blocos de cilindros e é o líder do mercado nos segmentos de alta qualidade destes produtos. Desde sua fábrica em Neckarsulm, KS AluminiumTechnologie fornece a muitos dos fabricantes de veículos Alemães e internacionais de primeira ordem os blocos de motor em alumínio para sua utilização em motores à gasolina ou diesel. Entre as técnicas empregadas na produção de peças fundidas em serie se encontram a moldagem permanente a baixa pressão, fundição centrifuga e moldagem, sob pressão, em prensa.


A KS AluminiumTechnologie GmbH (KS) conta com cerca de oitocentos empregados. Werner Fiedler é originario do departamento de produção e pelo seu conhecimento das necesidades e preocupações da planta, se encarrega do controle do pelletizador.


Em 1995 colocaram em operação uma nova área de produção para a limpeza criogênica, por tratarse de um método de limpeza menos agressivo, já que o jato de areia era por demasiado abrasivo e difícil de manejar. Devido à nova aplicação de limpeza, estava claro para KS que também deveriam produzir gelo seco eles mesmos, já que era difícil comprar gelo seco nessa época e queriam poder dispor facilmente de gelo seco fresco para limpar de forma mais eficaz.


O Problema


Inicialmente a KS utilizava um pelletizador da concorrência, com tecnologia obsoleta, fazendo com que os custos com o consumo de CO2 fosse por demasiado elevado.


Outro problema adicional era o alto custo com manutenção deste equipamento o qual exigia intervenção constante.


A máquina não operava de forma confiável, com constantes paradas por defeitos, o que obrigava a KS a comprar frequentemente Gelo Seco externamente a custos mais elevados.

A SoluçãoCold Jet


Uma vez que a KS busca sempre estar na vanguarda tecnológica, decidiram adquirir um novo pelletizador Cold Jet. “Se há um elo frágil en nosso processo, toda a produção sofre” diz Werner Fiedler.


A Empresa já possuía experiência com equipamentos da Cold Jet através dos equipamentos de limpeza criogênica e reconhecia a Cold Jet como uma empresa competente que oferece um serviço e apoio excelentes.


A equipe de apoio ao cliente os visitava frequentemente e os mantinha informados sobre o desenvolvimento de nossos produtos e lançamentos mais recentes. Devido a esta relação próxima, ficou evidente para a KS que a Cold Jet seria a melhor alternativa para solucionar o problema de indisponibilidade do equipamento de produção de Gelo Seco.


“Depois de uma apresentação muito convincente ao nosso departamento de manutenção e produção, por parte do diretor geral para Europa, elegemos o P325 da Cold Jet com uma capacidade de produção de 136 kg/ hora”, - disse Fiedler - “Este pelletizador é o único no mercado que pode produzir KSPG AG Customer Center Neckarsulm (Picture: KSPG Automotive) gelo seco Premium de alta densidade, on time. Menos restos de gelo, uma vida útil mais longa e uma densidade mais alta se traduz em maiores reduções de custos para a KS.”


O Resultado O projeto inteiro foi implementado em 3 meses. O fator mais importante na decisão de compra fui o rendimento do P325.


KS tinha total confiança na Cold Jet em seus serviços. Outra característica importante foi à facilidade de utilização do novo equipamento.


“Trabalhamos em vários turnos”, - disse Fiedler. - “Isso significa que o Pelletizador será operado por múltiplos operadores. o velo Pelletizador não era de fácil operação para todos os operadores e os erros, a possibilidade de danos associados eram inevitáveis. Com o novo Pelletizador já não temos este problema. Na prática, este é um aspecto muito importante."


A KS conseguiu com o novo Pelletizador reduzir as paradas para manutenção, aumentar a vida útil do equipamento e melhorar a qualidade do gelo seco e de seus produtos finais. Conseguiram também reduzir o consumo de gelo durante a limpeza, utilizando gelo seco de alta qualidade (densidade). O Sr. Fiedler ficou também muito impressionado e satisfeito com a função do temporizador automático e a função de inicio e parada automática do Pelletizador. Cada etapa foi coordenada com todas as empresas participantes.


“Desde nossa primera consulta até a instalação, estamos realmente satisfeitos”, - disse Fiedler. - “Os funcionários Cold Jet foram muito amáveis, confiáveis e nos ajudaram em todas as fases da implantação. Esperamos poder continuar contando com eles para futuras compras potenciais de novos Pelletizadores e máquinas de jateamento.”

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page