top of page
  • Foto do escritorJetCO2

Limpeza de Gerador Hidrelétrico

A SDI Select 60 propicia desde uma limpeza delicada até um alto nível de agressividade, tudo em um único equipamento.



EMPRESA

Coldsweep, Inc.


APLICAÇÃO

Limpeza de Gerador Hidrelétrico

SISTEMA COLD JET

SDI Select 60 SDI-5



BENEFÍCIOS

O Jateamento com Gelo Seco oferece uma solução para limpeza em Campo, não abrasiva, não condutiva e não corrosiva.


A SDI Select 60 é um sistema revolucionário de limpeza com Gelo Seco, o qual oferece a possibilidade de uma limpeza delicada e também um alto nível de agressividade, tudo em um só equipamento. Ela é capaz de limpar as superfícies delicadas dos enrolamentos, a pressões entre 30 e 50 psi, bem como pode ser usada para limpar os componentes ferrosos e magnéticos da máquina elétrica a pressões superiores a 125 psi.


O Caso



Um Gerador Hidrelétrico da Empresa Pacific Gas & Electric (PG&E) da Califórnia (EUA), construído em 1920, esteve fora de serviço por muitos anos.



Casa de Máquinas da PG&E Kerckhoff Construída em 1920


Para que o equipamento retornasse à operação, o frágil sistema isolante rotórico e estatórico, necessitavam ser delicadamente limpos, sem riscos de danos aos mesmos. A ColdSweep, Inc. - uma Empresa Norte Americana prestadora de serviços de Limpeza Industrial - foi contratada para realizar o serviço. A Coldsweep, Inc. realizou vários outros trabalhos de limpeza para a PG&E no centro e norte da Califórnia após este caso de sucesso e tem prestado desde então serviços de limpeza para alguns dos mais respeitados nomes em Geração de Energia, como GE, PacifiCorp, TriState Generation, Army Corps of Engineers, Bureau of Reclamation, Montana PPL, Nevada Power e muitos outros) desde 2001.


O Problema


A Unidade Geradora encontravase em condições muito ruins em nível de contaminação e a maior preocupação era com a realização de uma limpeza o mais delicada possível, de forma a não danificar o isolamento de quase 100 anos. Projetos de limpeza de geradores como este requerem uma limpeza muito delicada em algumas áreas, porém uma limpeza mais agressiva em outras. Uma solução de limpeza flexível e controlável era necessária. No passado haviam utilizado o jateamento com sabugo de milho moído e escovas com solventes dielétricos na tentativa de restabelecer o equipamento. O jateamento com sabugo de milho se mostrou ineficiente, pois produzia outro tipo de contaminação na máquina e a limpeza manual exigia excessiva mão de obra, com riscos para o isolamento, com resultados não tão efetivos ao longo do tempo. Randell Heath, fundador e proprietários da Coldsweep, Inc. sugeriu a limpeza com Gelo Seco para este projeto. O Jateamento com Gelo Seco oferece a possibilidade de uma limpeza “in loco”, não abrasiva, não condutiva e não corrosiva. É um processo de limpeza totalmente seco, sem o uso de água. A mídia de limpeza, Gelo Seco, se sublima - ou seja, passa do estado sólido para o gasoso - após o impacto, desaparecendo sem deixar resíduos secundários. O Jateamento com Gelo Seco é totalmente responsável ambientalmente e pode ser seguramente aplicado a máquinas elétricas e seus componentes periféricos. O Jateamento com Gelo Seco é também capaz de acessar cantos e fendas, os quais outros processos muitas vezes não conseguem atingir



DEPOIMENTO DO CLIENTE



“A Máquina SDI Select 60 propicia uma capacidade de limpeza em todo o espectro de agressividade desejado,” disse Heath.




O equipamento de jateamento com Gelo Seco SDI- Select 60 pôde ser deixado do lado de fora do ambiente de limpeza, utilizando-se uma mangueira de jateamento de 12 m de comprimento. Isto simplificou e acelerou o processo.


“Com a capacidade de fragmentar em grãos minúsculos qualquer tipo de Gelo Seco disponível no mercado, ela abre o leque para novas aplicações e expande nossas oportunidades. Muitas pessoas dentro do cliente não acreditavam que este gerador pudesse retornar à uma condição operacional satisfatória, devido ao seu alto grau de deterioração e contaminação do sistema isolante, porém, mais uma vez, a Cold Jet parece ter transformado o impossível em algo fácil de atingir”.


A Solução Cold Jet


A Coldsweep, Inc. já executou diversos trabalhos desta natureza para a PG&E utilizando a tecnologia SDI-5 da Cold Jet e agora passa a utilizar a nova SDI- Select 60 para a limpeza de enrolamentos de máquinas elétricas. A SDI Select 60 é um sistema de limpeza revolucionário, o qual oferece a possibilidade de uma limpeza delicada ou uma limpeza agressiva, em um único equipamento. Por sua capacidade de utilização de qualquer tipo de Gelo Seco (pellets, nuguets, blocos e mesmo neve carbônica) a SDI Select 60 oferece máxima flexibilidade para o usuário final. Ela pode raspar o Gelo Seco ou utilizar os pellets inteiros, permitindo um controle total da agressividade desejada. Utiliza todos os acessórios padrões da linha AERO da Cold Jet e oferece uma limpeza de eficiência comprovada em todo o espectro de aplicação. “Nós fragmentamos tanto blocos quanto pellets de 3 mm de Gelo Seco, de forma fácil e sem qualquer problema”, diz Heath. “A SDI Select 60 produz uma limpeza maravilhosa, com o gelo raspado, em superfícies delicadas de um sistema isolante, a pressões entre 30 e 50 psi. A unidade pode também ser utilizada para limpar as partes ferrosas e magnéticas a pressões superiores a 125 psi. Normalmente não temos acesso a pressões elevadas no campo, porém a possibilidade de controlar as variáveis pressão e granulometria das partículas de Gelo Seco em um único equipamento é muito vantajosa para nós. É especialmente conveniente por sua capacidade de ser utilizada à distância, com a aplicação de mangueiras de jateamento com 12m ou mais de comprimento, tornando assim o trabalho duas vezes mais rápido, especialmente pelo fato de não existir espaço para a colocação da unidade de jateamento dentro do núcleo do estator”. Vários tipos de bicos de jateamento foram testados neste projeto, com variações na largura, de 20 mm até 51 mm. Bicos mais estreitos foram utilizados para limpar partes frágeis dos enrolamentos e bicos mais largos foram utilizados para uma limpeza mais rápida em áreas onde uma maior agressividade podia ser tolerada. Onde havia acesso fácil, bicos mais longos foram utilizados. Para as cabeças de bobinas, foram utilizados bicos curtos para melhor acesso. Isso foi muito importante, uma vez que o processo de limpeza pôde ser controlado com precisão, com os mais diversos tipos e tamanhos de bicos.



A Coldsweep, Inc. limpou cuidadosamente toda a unidade geradora, tomando o cuidado de não aplicar excessivamente o processo em áreas as quais provavelmente não tolerariam. O cliente ficou muito satisfeito com o resultado e trouxe outros usuários para assistirem o sucesso da aplicação. O Gerador está agora totalmente de volta à operação. “A Máquina SDI Select 60 propicia uma capacidade de limpeza em todo o espectro de agressividade desejado,” disse Heath. “Com a capacidade de fragmentar em grãos minúsculos qualquer tipo de Gelo Seco disponível no mercado, ela abre o leque para novas aplicações e expande nossas oportunidades. Muitas pessoas dentro do cliente não acreditavam que este gerador pudesse retornar a uma condição operacional satisfatória, devido ao seu alto grau de deterioração e contaminação do sistema isolante. Porém, mais uma vez, a Cold Jet parece ter transformado o impossível em algo fácil de atingir”.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page